Modalidade: Presencial e Tecnólogo
Vagas anuais: 160
Duração: 4 semestres
Carga Horária: 1800h
O Projeto Pedagógico do curso de Eventos para as Faculdades Promove foi elaborado tendo em mente um caráter inovador, com uma matriz curricular moderna, contemplada com disciplinas que dão aos acadêmicos do curso uma formação técnica sólida e uma formação humanística apropriada e necessária ao futuro Tecnólogo em Eventos. Na concepção do curso foram contemplados os dados relevantes da realidade-contexto e do mercado de trabalho, de forma que se pudesse atender, tanto às necessidades tangíveis e imediatas relacionadas à atuação do profissional, quanto à visão prospectiva capaz de desenhar um cenário favorável à implementação de políticas e diretrizes para a prática da atuação em eventos diversos.
O curso será desenvolvido em dois anos, ou quatro semestres, com carga horária de 1.800 horas em atividades de ensino, incluindo 100 horas de Atividades Complementares e 100 horas de Estágio Supervisionado. Importante salientar que o curso está estruturado em plena consonância com as orientações do Catálogo Nacional de Cursos de Tecnologia e com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, também no que se refere à carga-horária mínima do curso, que é prevista no Catálogo com 1.600 horas.
Objetivos
Formar profissionais com capacidade de intervenção estratégica, tática e operacional, na organização e produção de eventos sociais, culturais, corporativos, institucionais, técnico-científicos, de recreação, artísticos, promocionais, comerciais e gastronômicos, entre outros, desenvolvendo, sobretudo, as habilidades, competências e tecnologias que envolvem o perfil peculiar e o estilo profissional de cada organizador de eventos, em cada segmento de mercado.
» Formar profissionais com as habilidades e competências demandadas pelo mercado de eventos com consciência crítica acerca das orientações éticas, ambientais e legais;
» Explorar conceitos e linguagens das áreas de conhecimento necessárias ao exercício profissional, quais sejam: administração, comunicação, logística, negócios e cultura;
» Desenvolver atitude empreendedora e proativa dos alunos para o crescimento profissional;
» Proporcionar o acesso às bases tecnológicas da organização e produção de eventos;
» Realizar práticas de consultoria, planejamento, criação, produção, logística e organização de eventos;
» Estimular o processo de educação continuada de acordo com as tendências e demandas de crescimento profissional no setor de eventos.
Perfil Profissional
A proposta do Curso Superior de Tecnologia em Eventos é a de que o aluno formado seja capaz de atuar no meio social, como um profissional flexível e adaptável a um ambiente em mutação permanente: um profissional em condições de identificar necessidades e soluções, planejar e executar projetos, com a criatividade, qualidade e rigor necessários, possuindo conhecimento das técnicas e práticas necessárias à realização de eventos de sucesso e que sempre esteja pontuado pela ética e responsabilidade social.
Entre as possibilidades de atuação do egresso no mercado de trabalho e suas várias opções de direcionamento profissional é possível mensurar a atuação em: empresas de eventos, departamentos de eventos de grandes empresas, governos municipal, estadual e federal, organização e produção de festas, feiras, congressos, shows, eventos esportivos, eventos de moda, cerimonial, montagem de projetos, captação de recursos, consultoria e gestão de espaços para a realização de eventos em geral.
Estes são alguns exemplos de locais que estão empregando profissionais do setor, que, portanto, constituem campo de atuação para o egresso.
Habilidades e Competências
Para esta formação e inserção no mercado de trabalho, o profissional em eventos deverá desenvolver as seguintes habilidades e competências:
» Pensar de forma crítica as práticas profissionais de eventos;
» Pensar e executar os processos de planejamento, organização, produção e avaliação de evento;
» Analisar contextos sociais e mercadológicos para a implementação de projetos de eventos;
» Definir estratégias de eventos de acordo com as demandas solicitadas;
» Dominar os códigos funcionais e dos processos de interação dinâmica de todos os agentes integrados à área de eventos e os variados aspectos culturais, econômicos e sociais;
» Experimentar e inovar no uso de novas tecnologias para o segmento de eventos;
» Captar e/ou agenciar recursos públicos e privados para a viabilização dos eventos;
» Sugerir e tomar decisões quanto às ações estratégicas táticas e operacionais dos eventos;
» Coordenar cerimoniais públicos e privados planejar e gerenciar processos administrativos, logísticos internos e externos, legais e estruturais dos eventos;
» Gerenciar e avaliar o desempenho de equipes operacionais dos eventos, promover ações corretivas e/ou ações de padronização de processos;
» Produzir e gerenciar eventos culturais, sociais, corporativos, técnicos, científicos, promocionais, esportivos, gastronômicos e de moda;
» Usar de forma adequada a língua nacional para escrita de projetos de eventos e textos diversos;
» Planejar e executar as atividades de pré-evento, evento e pós-evento;
» Prestar consultoria a empresas públicas e privadas para a gestão dos eventos;
» Formular e explorar projetos de turismo de eventos;
» Desenvolver sua rede de relacionamentos no trade de eventos;
» Definir e analisar os preços dos serviços prestados na área de eventos;
» Dominar conceitos de marketing e comunicação com foco em eventos;
» Compreender as diversas tipologias de eventos (culturais, sociais, corporativos, técnico-científicos, promocionais, esportivos, gastronômicos, de moda, entre outros) e suas especificidades;
» Interagir com as comunidades e grupos sociais envolvidos nos eventos;
» Capacidade empreendedora para vencer desafios de empregabilidade fora do mercado tradicional de eventos;
» Relacionar-se com clientes na condição de prestador de serviços;
» Comunicar-se eficientemente na forma oral e escrita;
» Atuar de forma ética e sustentável na gestão de eventos.
Programa de Intercâmbio
A Instituição desenvolve, especialmente para o CST em Eventos, um programa de intercâmbio em parceria com a Universidade Cergy-Pontoise (UCP) situada em Paris – França, que possibilita a integração dos alunos do curso de Gastronomia com outras culturas, práticas e realidades técnico-científicas e pretende desenvolver, especialmente para o CST em Eventos, um programa de intercâmbio em parceria com a Broward College situada em Fort Lauderdale nos EUA, que possibilitará a integração dos alunos com outras culturas, práticas e realidades técnico-científicas.
Localização Privilegiada
O CST em Eventos das Faculdades Promove será oferecido no centro da capital mineira, numa das melhores localizações por estar no coração de Belo Horizonte. Fica próximo aos principais locais onde os eventos são realizados: Parque Municipal, Praça da Liberdade, Palácio das Artes, entre outros.
Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade
O CST de Eventos das Faculdades Promove propõe, em sua estrutura, ser um curso multidisciplinar no sentido de ter em sua matriz curricular, no local de oferta e no seu ambiente acadêmico, interfaces com cursos já bem estruturados e afins como: Publicidade e Propaganda; Administração; Gestão de RH e Gastronomia. Esse ambiente proporcionará um aprendizado compreendendo as interações profissionais e trabalhos acadêmicos conjuntos trarão muitos benefícios na formação dos alunos. O trabalho em equipe, requisito maior hoje requerido pelo mercado, será vivenciado pelos acadêmicos.
Formação com viés acadêmico
Oferecemos também, um curso com carga-horária total de 1800h, maior que o mínimo recomendado pelo Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos que é 1600h. Essa carga horária estendida permite que o colegiado trabalhe com o corpo discente as diferentes áreas de formação com o tempo necessário.
Formação com viés científico
No percurso acadêmico dos futuros alunos possibilitaremos dentro da disciplina Projeto Integrador - PIN IV – Consultoria, todo o processo de orientação para a elaboração de um artigo científico que poderá ser publicado nos periódicos da IES.
Formação com viés cultural
Por meio das 100h de Atividades Complementares que também são inseridas no trajeto educacional, os alunos terão a possibilidade de trilhar uma formação diversificada, cultural e multidisciplinar, participando de cursos de extensão, seminários, eventos, disciplinas de áreas afins. Convênios internacionais permitirão uma interação com culturas diferentes o que desenvolve uma tolerância com a diversidade.
Formação com viés profissional
A matriz do curso de Eventos das Faculdades Promove também contempla Estágio Supervisionado (100h) que apesar de não ser obrigatório, consideramos um locus privilegiado de aprendizagem, de vivência prática da futura profissão, onde os alunos ainda inseridos na Academia podem compartilhar suas experiências com os outros colegas, tirar dúvidas com os professores, etc.
Formação com viés empreendedor, humano e internacional
O curso oferecerá ainda uma formação empreendedora e humanística através dos PIN’s e, com os convênios internacionais já firmados, (EUA e Paris), os discentes terão a possibilidade de conviver com a diversidade existente em outros países, aumentando o repertório cultural e o conhecimento de outras formas de organização de eventos.
LABORATÓRIOS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS DO CURSO DE EVENTOS
Os laboratórios do Curso Superior de Tecnologia em Eventos das Faculdades Promove serão os espaços para a realização das disciplinas práticas. Estes locais irão proporcionar aos alunos a experiência prática em diversas etapas. Os laboratórios contam com quadro branco, equipamentos, utensílios e dimensões adequadas para realização das atividades práticas previstas pelo curso.
Todos os laboratórios das Faculdades Promove contam com regulamentos próprios com as normas de funcionamento, utilização e Manual de Condutas em aulas práticas do Curso Superior de Tecnologia em Eventos. Cada aluno será responsável pela segurança e sua integridade física e de seus colegas, bem como pela manutenção dos equipamentos e utensílios e dependências físicas do local. Para atendimento ao Curso Superior de Tecnologia em Eventos encontram-se instalados e em funcionamento os seguintes laboratórios:
ESTÚDIO de fotografia
Proporcionará o aprendizado dos fundamentos básicos de fotografia com equipamentos fotográficos, modelos e características de objetivas, controle aprimorado do diafragma e obturador, esquemas de iluminação em estúdio e prática de fotografia em eventos.
Laboratório de FOTOGRAFIA
A função do laboratório de fotografia é resgatar de forma prática os conteúdos passados em sala de aula. Isso por que inicialmente são ministradas aulas teóricas. Em um segundo momento, tendo os alunos já visto a teoria, aprendem na prática como uma imagem se forma com práticas como: fotogramas e pinhole. Após mais algumas aulas teóricas aprendem também a manipular o equipamento fotográfico. Com a manipulação prática, o responsável técnico tem a oportunidade de orientar o aluno a colocar o filme na câmera, a exposição correta e tirar as dúvidas dos alunos antes das saídas fotográficas. No laboratório os alunos usam o equipamento diversas vezes com filmes, cromo e filme preto e branco alternando com equipamento digital.
Segue, então, aulas práticas de revelação e ampliação de filmes preto e branco. Após a revelação dos negativos, são feitas provas contato dos negativos e escolhidas as melhores fotos para serem ampliadas. Previamente, o responsável técnico prepara os químicos e o laboratório para a ampliação. Feito isso, iniciam a ampliação das fotos escolhidas sob orientação permanente do técnico do laboratório fotográfico. Uma vez pronta as ampliações, ainda lhes é passado técnicas de montagem para apresentação das fotos em uma mostra fotográfica que acontece ao final do semestre. Filmes coloridos e cromos são revelados em laboratórios parceiros sob supervisão do responsável técnico do laboratório. Os alunos podem usar o laboratório inclusive fora do horário da aula de fotografia.
» Disciplinas: Fundamentos, Planejamento e Organização de Eventos; Assessoria de Comunicação e Cerimonial; Ambientação e Gastronomia em Eventos; Produção e Gestão de Eventos Internacionais, Nacionais, Regionais e Locais; Produção e Gestão de Eventos Socioculturais, artísticos e de moda; Produção e Gestão de Eventos Turísticos, Esportivos, Recreativos e de Lazer, Produção e Gestão de Eventos Técnicos, Científicos e Comerciais; Fotografia.
Laboratório de VÍDEO
O Laboratório de Vídeo será utilizado por alunos e professores e está sob a supervisão de pessoal técnico que possui conhecimentos específicos de forma a garantir a qualidade acadêmica do curso. Neste espaço será possível oferecer aos alunos a oportunidade de eles próprios produzirem e dirigirem o material, além de oferecer suporte prático aos trabalhos semestrais. A edição e gravação de vídeos em formato digital serão acompanhadas pelo responsável técnico. Por assim ser, o laboratório de vídeo será responsável por dar apoio aos professores nas aulas práticas, pelas gravações e edições de vídeos realizados pelos alunos. Quando reservado pelos alunos, poderá ser utilizado ainda para gravação e edição de trabalhos de outras disciplinas, bem como para prover recursos didáticos às aulas dos cursos de Comunicação, Gastronomia e Eventos.
» Disciplinas: Fundamentos, Planejamento e Organização de Eventos; Assessoria de Comunicação e Cerimonial; Ambientação e Gastronomia em Eventos; Produção e Gestão de Eventos Internacionais, Nacionais, Regionais e Locais; Produção e Gestão de Eventos Socioculturais, artísticos e de moda; Produção e Gestão de Eventos Turísticos, Esportivos, Recreativos e de Lazer, Produção e Gestão de Eventos Técnicos, Científicos e Comerciais; Fotografia; Mídia.
Laboratório de ideias e JOGOS
As aulas práticas nesse laboratório visam à complementação e embasamento do conhecimento teórico; à aprendizagem de técnicas de observação e obtenção de dados experimentais, à aprendizagem de técnicas de informação de resultados; ao desenvolvimento da criatividade e do raciocínio crítico; ao desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe e da disciplina do trabalho em laboratório; ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários á pratica profissional. Presentes no Laboratório de Jogos: Pega-varetas, Tangram, Best Games, Produção de móbiles.
» Disciplinas: Gestão de Pessoas; Empreendedorismo (PIN I); Fundamentos de Logística; Liderança e Equipes.
O Laboratório de Eventos Interdisciplinares – L.E.V.I promoverá oficinas, palestras, grupos de estudo, visitas técnicas, mostras de fornecedores e serviços para eventos entre outros eventos. Também, será o ambiente utilizado para as aulas práticas das disciplinas: Fundamentos, Planejamento e Organização de Eventos, Ambientação e Gastronomia em Eventos, Assessoria de Comunicação e Cerimonial; Produção e Gestão de Eventos Internacionais, Nacionais, Regionais e Locais; Produção e Gestão de Eventos Socioculturais, Artísticos e de Moda; Produção e Gestão de Eventos Turísticos; Esportivos, Recreativos e de Lazer, Produção e Gestão de Eventos Técnicos, Científicos e Comerciais, Plano de Negócios, bem como espaço frequentado pelos alunos para pesquisa, reuniões de trabalho, encontros com os clientes, parceiros e patrocinadores de projetos do curso, considerado pelos alunos um espaço de convivência e troca de experiências. O local onde todos os trabalhos acadêmicos são arquivados para futuras consultas e serve como um portfólio vivo do curso para exemplificar todo acervo gerado pelo curso e promovido pelos alunos ao longo dos anos.
» Disciplinas: Fundamentos, Planejamento e Organização de Eventos; Assessoria de Comunicação e Cerimonial; Ambientação e Gastronomia em Eventos; Produção e Gestão de Eventos Internacionais, Nacionais, Regionais e Locais; Produção e Gestão de Eventos Socioculturais, artísticos e de moda; Produção e Gestão de Eventos Turísticos, Esportivos, Recreativos e de Lazer, Produção e Gestão de Eventos Técnicos, Científicos e Comerciais; Fotografia; Mídia.
Objetivos e atividades do Laboratório de Eventos - L.E.V.I.
» Articular as pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente com as práticas pedagógicas;
» Organizar e apoiar os eventos institucionais e dos diversos cursos da Faculdade Promove;
» Armazenar todos os Memoriais (Documento final da disciplina Projeto Experimental) dos discentes;
» Estimular a elaboração de materiais de cunho acadêmico-científico que aprofundem a reflexão sobre a formação e a atuação do tecnólogo em Eventos;
» Promover e organizar oficinas, seminários e visitas técnicas que possam ampliar a reflexão teórica sobre a prática profissional do tecnólogo em Eventos;
» Manter informações atualizadas sobre temas de interesse da área de Eventos, desde eventos específicos, até Conferências, Conselhos, dentre outros;
» Estas ações serão coordenadas e supervisionadas pela Supervisão do laboratório, com auxilio da coordenação do curso e do corpo docente.
PARCERIAS DO L.E.V.I
O Laboratório de Eventos firmará uma parceria com a Agência Experimental Criatório do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Promove para a disciplina de Assessoria de Comunicação e Empresarial para a elaboração e confecção do material impresso que for necessário, como cartazes, catálogos, informes, etc. e também no que for necessário quanto à concepção de peças gráficas no decorrer do curso.
Foi criada uma Comissão de Coordenação para o Curso em Eventos que é formada pelos professores Cássia Torres de Carvalho e Jackson Cruz Cabral.
A coordenadora, professora Cássia Torres de Carvalho, é graduada em Jornalismo pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Política, Trabalho e Formação Humana pelo NETE (Núcleo de Estudos de Trabalho e Educação) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha em instituições universitárias desde 2002 e está nas Faculdades Promove desde fevereiro de 2003, tendo participado como docente de várias matrizes curriculares do curso de Comunicação Social em suas duas habilitações (Publicidade e Propaganda e Produção Editorial desde a terceira turma). Paralelamente, tem larga experiência profissional nas áreas de assessoria de comunicação, pesquisa em publicidade e promoção de eventos, através de projetos desenvolvidos desde o período de graduação. Atualmente, coordena o Núcleo de Extensão das Faculdades.
O coordenador-adjunto, professor Jackson Cruz Cabral, é graduado em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, Pós-Graduado em Administração Hoteleira, Mestre em Administração, Técnico em Alimentos e Bebidas.
Ambos atuarão permanentemente na gestão estratégica cuidando de todas as questões acadêmicas, zelando pelo bom e produtivo relacionamento entre docentes e discentes, além de planejar estratégias de captação e retenção de alunos, parcerias com organizações, projetos comunitários, culturais, eventos acadêmicos, visitas técnicas, atividades de nivelamento acadêmico e extensão, em parceria com os demais setores responsáveis por estas atividades, sempre com vistas ao enriquecimento da proposta de formação do curso e atendimento adequado às políticas institucionais. Os coordenadores atuam também na condução do Núcleo Docente Estruturante assegurando a atuação permanente e satisfatória, deste núcleo, para o constante aperfeiçoamento do projeto pedagógico do curso com vistas à qualidade dos processos acadêmicos e formação do egresso de acordo com o que se propõe o curso de Eventos das Faculdades Promove, tendo sempre em vista a legislação vigente.
A coordenadora do curso é Graduada em Jornalismo pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Política, Trabalho e Formação Humana pelo NETE (Núcleo de Estudos de Trabalho e Educação) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui 13 anos como docente em cursos superiores e pós-graduações e quase 5 anos como coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Promove, desde dezembro de 2010.
O coordenador-adjunto do curso é graduado em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, Pós-Graduado em Administração Hoteleira, Mestre em Administração, Técnico em Alimentos e Bebidas. Possui 16 anos de experiência profissional, e 11 anos como docente e 5 anos como coordenador de cursos. Nas Faculdades Promove atua como coordenador do curso de Gastronomia desde maio de 2013.
PERÍODO |
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
CRÉDITOS |
1º |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL |
80 |
4 |
FUNDAMENTOS DE MARKETING |
80 |
4 |
|
FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS |
80 |
4 |
|
GESTÃO DE PESSOAS |
40 |
2 |
|
CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA EVENTOS |
40 |
2 |
|
METODOLOGIA DA PESQUISA |
40 |
2 |
|
PIN I – EMPREENDEDORISMO |
120 |
2 |
|
TOTAL |
480 |
20 |
|
2º |
GESTÃO DE PROJETOS |
80 |
4 |
GESTÃO DE CUSTOS E CONTRATOS |
80 |
4 |
|
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E CERIMONIAL |
80 |
4 |
|
FUNDAMENTOS DE LOGISTICA |
80 |
4 |
|
MÍDIA |
40 |
2 |
|
PIN II – DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
120 |
2 |
|
TOTAL |
480 |
20 |
|
3º |
AMBIENTAÇÃO E GASTRONOMIA EM EVENTOS |
80 |
4 |
PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS |
80 |
4 |
|
PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS SOCIOCULTURAIS, ARTÍSTICOS E DE MODA |
80 |
4 |
|
SEGURANÇA EM EVENTOS |
40 |
2 |
|
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR |
40 |
2 |
|
LEGISLAÇÃO APLICADA |
40 |
2 |
|
PIN III – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE |
120 |
2 |
|
SUBTOTAL |
480 |
20 |
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
50 |
2 |
|
TOTAL |
530 |
22 |
|
4º |
PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS TURÍSTICOS, ESPORTIVOS, RECREATIVOS E DE LAZER |
80 |
4 |
PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS E COMERCIAIS |
80 |
4 |
|
GESTÃO DE MÍDIAS DIGITAIS |
80 |
4 |
|
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS |
40 |
2 |
|
OPTATIVA I |
40 |
2 |
|
OPTATIVA II |
40 |
2 |
|
PIN IV- CONSULTORIA / TCC |
120 |
2 |
|
SUBTOTAL |
480 |
20 |
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
50 |
2 |
|
TOTAL |
530 |
22 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
CARGA HORÁRIA |
LIBRAS |
40 |
FOTOGRAFIA |
40 |
ANÁLISE DE CONJUNTURA |
40 |
LIDERANÇA E EQUIPES |
40 |
PROCESSOS GRÁFICOS |
40 |
PLANO DE NEGÓCIOS |
40 |
INGLÊS INSTRUMENTAL |
40 |
ESPANHOL INSTRUMENTAL |
40 |