Modalidade: Presencial
Duração: 10 períodos
Portaria de Reconhecimento: MEC/SERES Nº 116, de 20/02/2018.
Vagas: 150
Turnos: Noite.
O curso de graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Kennedy de Minas Gerais visa suprir uma necessidade cada vez maior por profissionais qualificados na região Sudeste que é uma das regiões que mais cresce no país. O curso procura cobrir diversas áreas atuais do conhecimento próprias da ação do médico-veterinário, como a Clínica, Produção Animal, Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal e Saúde Pública. A finalidade principal é formar profissionais técnica, científica, humanística e eticamente competentes para atuarem no campo e nos diversos setores produtivos da sociedade, tendo em vista a preservação ambiental e a utilização racional dos recursos que esse ambiente nos proporciona. A matriz curricular é moderna e contempla disciplinas que dão aos acadêmicos do curso uma formação técnica sólida e uma formação humanística apropriada e necessária ao futuro médico veterinário. Pretende, também, atender a demanda da região que a abriga, com o intuito de criar vínculo com a comunidade e suas necessidades, preparando o aluno para o exercício da Medicina Veterinária não apenas em seu sentido estrito, mas vinculado à promoção da cidadania. Isso porque a rapidez das transformações sociais e tecnológicas no mundo contemporâneo exige que o curso seja dinâmico e aberto às mudanças.
O Profissional
O curso busca priorizar a formação do aluno na sua totalidade, com capacidade de análise e articulação de conceitos. Objetiva preparar profissionais competentes, éticos, críticos, conscientes, ativos e capazes de contribuir para o crescimento da medicina veterinária e do agronegócio, por meio de uma formação veterinária adequada, alicerçada na investigação científica, autonomia intelectual, pensamento crítico e criatividade que forneça instrumentos que permitam aos estudantes diagnosticar e tratar animais de espécies pecuárias e de companhia, implementar programas e tomar decisões relativas à saúde pública e controle de doenças zoonóticas, contribuir para o crescimento da produção animal, zelar pela saúde e pelo bem-estar dos animais, implementar políticas que visem a sustentabilidade do ambiente e garantir a qualidade e segurança dos produtos alimentares de origem animal. O profissional deve conhecer, ainda, com profundidade, as técnicas e processos, tanto tradicionais como recentes, que são ou poderão ser utilizados para nutrição, manejo e melhoramento genético dos animais domésticos e silvestres, além de ter aptidão para atuar em laboratórios de pesquisa e escritórios de assistência técnica, entre outros.
O Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o médico veterinário é bastante amplo, sendo mais de oitenta áreas de atuação. Há uma necessidade cada vez maior por profissionais qualificados na região Sudeste que é uma das regiões que mais cresce no país. O agronegócio tem grande importância em Minas Gerais e movimenta a economia e o PIB do Brasil. Belo Horizonte e região tem crescente demanda por mão-de-obra especializada e capacitada na melhoria das condições de produção e saúde dos rebanhos. A indústria de produtos de origem animal e a indústria de medicamentos, produtos e insumos agrícolas anseiam por profissionais qualificados e atualizados na produção moderna, normas de exportação e comercialização de forma competitiva, sempre atentos ao bem-estar animal com sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Os estabelecimentos veterinários voltados à saúde dos animais de companhia estão cada vez mais se especializando em locais com máxima infraestrutura fazendo da região um modelo no atendimento aos animais de pequeno porte, com mais de 1000 estabelecimentos, divididos em consultórios, clínicas, hospitais, pet shops, entre outros.
Localização privilegiada: O curso será oferecido na região metropolitana da capital mineira, localizado próximo a propriedades rurais, centros de diagnóstico, pesquisa e tecnologia, empresas de agronegócio e biotecnologia, centros de Controle de Zoonoses, indústrias farmacêuticas e de insumos, Órgãos públicos e privados de fiscalização e controle sanitário, entre outros.
Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade: O curso prioriza essas características e propõe, em sua estrutura, ser um curso multidisciplinar que tem, tanto em sua matriz curricular, como no local de oferta e em seu ambiente acadêmico. Esse ambiente proporcionará um aprendizado compreendendo as interações profissionais e trabalhos acadêmicos conjuntos trarão muitos benefícios na formação dos alunos. O trabalho em equipe, requisito maior hoje requerido pelo mercado, será vivenciado pelos acadêmicos.
Formação com viés científico: No percurso acadêmico possibilitaremos, dentro das disciplinas TCC I e TCC II, todo o processo de orientação para a elaboração de um artigo científico que poderá ser publicado nos periódicos da IES. Investiremos também em projetos de iniciação científica que visem a inserção dos graduandos em práticas de pesquisa e produção de conhecimento em áreas relacionada à Medicina Veterinária.
Formação com viés cultural: Por meio das 200 horas de Atividades Complementares que também são inseridas no trajeto educacional, os alunos terão a possibilidade de trilhar uma formação diversificada, cultural e multidisciplinar, participando de cursos de extensão, seminários, eventos, congressos.
Formação com viés profissional: A matriz do curso contempla o Estágio Supervisionado que consideramos um locus privilegiado de aprendizagem, por proporcionara vivência prática da futura profissão, onde os alunos ainda inseridos na Academia podem compartilhar suas experiências com os outros colegas, compreender o funcionamento real dos espaços corporativos e organizacionais que poderão atuar como futuros profissionais.
Veja a Matriz Curricular do curso aqui.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenadora: Raquel Ribeiro Dias Santos
Formação: Médica Veterinária
Titulação: Doutora
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
Coordenadora Institucional:
Profª. Natália de Carvalho Teixeira
Coordenador de Atividades Complementares:
Prof. Alisson Cunha Veloso
CORPO DOCENTE
Professor: Bruno Machado Bertassoli
Titulação: Doutor
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3381849078388664
Professor: Yaro Luciolo dos Santos
Titulação: Doutor
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6294868436822899
Professor: Mitzem Sathler Bretas Santana
Titulação: Doutor
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8332004495102647
Professor: Patrícia Alves Dutra
Titulação: Doutor
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782302216395754
Professor: Isabella Hoske Gruppioni Côrtes
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7827478392624254
Professor: Gustavo Samuel Cunha
Titulação: Especialista
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9599646488808817
Professor: Nayara de Oliveira Belo
Titulação: Doutor
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4701691266248512
Professor: Paula Luiza Silveira de Felipe
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5434594854463107
Professor: Bruno Generoso Faria
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0375424623350563
Professor: Fabricio Henrique Glanzmann Duarte
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3081577606825291
Professor: Isabela Martins Orsini
Titulação: Especialista
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3952618218026405