Modalidade: Bacharelado
Duração: 8 semestres
Vagas: 60 vagas - Noturno
O curso de Comunicação Social das Faculdades Promove tem como objetivo oferecer formação consistente e contemporânea em relação à proposta de ensino superior nessa área em Minas Gerais. Tem como desafio formar profissionais de Comunicação Social com visão abrangente das várias atividades que atuam de modo complementar, na articulação das ações culturais, sociais e mercadológicas que perpassam o complexo midiático da sociedade contemporânea.
Nosso desafio encontra-se em preparar profissionais aptos a trabalhar com os diversos suportes e linguagens disponíveis no composto multimidiático contemporâneo, com competência para articular referências culturais e tecnológicas globais às necessidades e recursos sócio-econômico-político-culturais regionais.
Missão
Oferecer educação de excelência, formando profissionais éticos, que sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade dentro de suas novas configurações: com redes de interações e contextos comunicativos em contínua ampliação e diversificação – seja pela introdução das tecnologias digitais, pela criação e desenvolvimento de práticas de comunicação, com visão integrada e responsável do processo comunicacional, e pela mundialização das referências simbólicas e culturais.
Preparar profissionais capazes de criar e desenvolver práticas de comunicação que atendam às necessidades econômicas e culturais do mercado local, em sintonia e articulação com políticas e fluxos de âmbito global, também é um de nossos ideais.
Mercado de Trabalho
» Agências de Publicidade;
» Empresas públicas e privadas de diversos portes e segmentos;
» Produtoras de áudio e vídeo;
» Gráficas;
» Veículos de comunicação (revistas, jornais, emissoras de rádio e televisão etc.);
» Consultorias de Comunicação e Marketing;
» Assessorias de Comunicação;
» Pesquisa.
O publicitário formado pelas Faculdades Promove é um profissional apto a atuar nas diversas áreas da Publicidade e Propaganda, como criação, produção, atendimento, planejamento, mídia, web e convergência digital, sempre capaz de apresentar ideias e soluções criativas, inovadoras e éticas aos desafios que lhe são apresentados.
» Os alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade Promove desenvolvem atividades práticas desde o início do curso na TV Promove, Canal Universitário - 12 da NET, realizam estágios no Jornal Hoje em Dia, que é situado no mesmo prédio da Faculdade, cuidam de clientes reais na Agência Experimental Criatório, produzem programas de rádio como o Cesta de Cultura, que é uma parceria do curso com a Rádio Educativa Favela FM, 106,9.
» Corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores, atuantes nas mais diversas áreas da Comunicação, o que possibilita o contato do aluno com diversas possibilidades profissionais;
» Matriz curricular articulada pela inter e transdisciplinaridade, integrando conteúdos que desenvolvam competências profissionais dentro do contexto contemporâneo da comunicação, pautado pela comunicação integrada, pela articulação entre o global e o local, pela convergência midiática e pela ética da responsabilidade social e da sustentabilidade;
» Agência Experimental Criatório, que permite ao aluno vivenciar a rotina de uma agência de comunicação, viabilizando suas primeiras experiências de trabalho na área;
» Semana da Comunicação, que é promovida anualmente pela coordenação do curso e oferece diversas palestras, oficinas, visitas técnicas a gráficas, a jornais, a emissoras de rádio e TV etc., e mostras com profissionais renomados no mercado publicitário;
» Comunicação & Mercado, evento promovido também anualmente pela coordenação do curso e oferece diversas palestras, oficinas e visita técnica com mais de 20 profissionais renomados da área de comunicação, do mercado publicitário;
» Infraestrutura completa: laboratório de fotografia, estúdio e laboratório de vídeo, laboratório de áudio, laboratórios de criação;
» Laboratórios de informática;
» Biblioteca atualizada;
» Localização no bairro Prado.
Criatório - Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Promove
A Resolução n. 02/84, do Conselho Federal de Educação, determina que os cursos de Comunicação Social em nosso país tenham equipamentos e laboratórios técnicos específicos, recomendando a criação de agências experimentais, visando colocar os alunos da área em contato mais efetivo com as diversas atividades desenvolvidas neste campo de trabalho, o que possibilitará aprimoramento de sua formação profissional. Com este intuito, no início foi criada a agência experimental, Criatório Comunicação Integrada, inaugurada em fevereiro de 2003, no terceiro semestre de implantação do curso de Comunicação Social das Faculdades Promove, de forma a já integrar desde cedo alunos e professores das duas habilitações na experimentação profissional escola-mercado, e no ano de 2017 foi realizada uma reformulação da agência experimental do curso, nascendo a Criatório – Agência com uma visão moderna para dar suporte ao aprendizado dos alunos de publicidade e propaganda.
As atividades desenvolvidas pela agência envolvem trabalhos de várias áreas da Comunicação, seguindo a tendência das agências e escritórios contemporâneos na integração das atividades dos diversos campos de atuação da área, como Publicidade, Produção Editorial, Relações Públicas, bem como dos profissionais habilitados para ocupar setores diferenciados: atendimento, planejamento, criação, redação, produção gráfica e eletrônica, promoções, assessoria de imprensa. Atualmente há três estagiários do curso de PP na Agência Criatório.
Profª Ms. Cássia Torres de Carvalho
» Prof. Alisson Cunha Veloso
Profª Ms. Cássia Torres de Carvalho (Coordenadora do Curso)
Profª Drª Ana Karina Carvalho Oliveira
Profª Ms. Ana Paula Damasceno Torres
Prof. Ms. Danilo Fonseca Silva
Prof. Ms. Diogo França Tomaz Aquino
Profª Ms. Flávia Costa
Prof. Ms. Frederico Divino Dias
Prof. Drº Gilvan Araújo
Prof. Esp. Kleber Lorenzini
Prof. Ms. Luiz Henrique Vieira Magalhães
Prof. Esp. Marcelo Sander
Prof. Ms. Marco Antônio Freitas
Profª Ms. Renata Paula Oliveira
Prof. Drº Ricardo Alexandre de Freitas Lima
Prof. Ms. Rubens Hermógenes Ferreira
Clique aqui para visualizar a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda.
O curso de Publicidade e Propaganda possui conceito 4 em 5 pelo MEC.
O Núcleo Docente Estruturante - NDE - do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - das Faculdades Promove é o órgão consultivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do curso, e tem, por finalidade, a construção, a implantação e a atualização do mesmo. Constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante:
» Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso de Comunicação Social;
» Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
» Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades do Curso de Comunicação Social, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do Curso;
» Elaborar o Projeto Pedagógico do curso, definindo suas concepções, seus fundamentos e seus objetivos;
» Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Comunicação Social;
» Atualizar periodicamente o Projeto Pedagógico do curso;
» Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação nos órgãos superiores, sempre que necessário;
» Supervisionar formas de avaliação e acompanhamentos do curso, definidas pelos Conselhos Superiores;
» Analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares.
Componentes do Núcleo Docentes Estruturante
Profª Ms. Cássia Torres de Carvalho (Presidente do NDE)
Profª Drª Ana Karina Carvalho Oliveira
Prof. Ms. Danilo Fonseca Silva
Prof. Ms. Diogo França Tomaz Aquino
Prof. Drº Ricardo Alexandre de Freitas Lima